quarta-feira, 29 de abril de 2009

ENEM em Paripiranga

Entre as 20 piores escolas do Brasil, quatro são baianas, sendo que a pior das quatro do Estado é o Colégio Estadual Heráclides Martins de Andrade, de Tucano.O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (28) o desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009. Entre as piores (entre públicas e privadas), quatro escolas baianas estão na lista: Colégio Estadual Heráclides Martins de Andrade, de Tucano (12º lugar) Colégio Estadual Getúlio Vargas em Casa Nova (13ª posição) ; Colégio Estadual Dois de Julho em Salvador (15ª posição) e Escola Estadual Pedro Raimundo R. Rego em Juazeiro (19ª posição).

Veja em Paripiranga:
CENTRO ED CENECISTA NOSSA SENHORA P DO COITE
Média Geral 43,81
Objetiva com correção 32,70
Média Geral com correção 43,38

COLEGIO ESTADUAL GOVERNADOR ROBERTO SANTOS
Média Geral 46,56
Objetiva com correção 34,42
Média Geral com correção 46,18

ESC REUNIDAS PROF FRANCISCO DE P ABREU
Média Geral 36,90
Objetiva com correção 27,55
Média Geral com correção 36,53

ESCOLA MUNICIPAL DR JOAO TRINDADE
Média Geral SC
Objetiva com correção SC
Média Geral com correção SC

Fonte: http://mediasenem.mec.gov.br/enemMediasEscola/

Um comentário:

  1. COLÉGIO ESTADUAL HERACLIDES MARTINS DE ANDRADE
    AV. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES Nº 233
    TUCANO-BAHIA
    CÓDIGO 14974 – FONE (75) 3272-2357
    Autorização 2348 – Diário Oficial 11 e 12 /04/1981



    CARTA ABERTA Á COMUNIDADE ESCOLAR


    Diante do que foi divulgado, pelo jornal A Tarde em sua edição do dia 29 pp. que se fundamentou no resultado fornecido pelo MEC no que se refere ao Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM , classificando o Colégio Estadual Heraclides( lê-se Heraclides e não Heráclides) Martins de Andrade entre as vinte piores instituições em desempenho no ano de 2008 e como a pior entre as cinco escolas da Bahia no referido exame, vimos contestar esse resultado, uma vez que o MEC não deixou claro , quais os critérios levados em consideração para a conclusão dos dados divulgados.
    Assim sendo, esclarecemos o seguinte:
    • A Escola jamais poderia ser avaliada juntamente com outras instituições particulares e/ou públicas que oferecem o Ensino Médio regular, visto que os alunos submetidos ao referido Exame eram matriculados na modalidade EJA - Ensino de Jovens e Adultos, quando a própria Carga Horária e conteúdos disciplinares não os deixam preparados para competir em pé de igualdade com os que cursam as demais modalidades.
    • Eram alunos com idades entre 18 a 45 anos, muitos deles residentes na zona rural, que trabalhavam durante o dia e, que por esse motivo, faltavam às aulas. Além disso, alguns deles estiveram afastados do ensino regular por no mínimo cinco anos, o que dificultava ainda mais sua aprendizagem.
    • Dos 808 (oitocentos e oito) alunos matriculados em 2008, 149 (cento e quarenta e nove) foram inscritos no Exame, porém apenas 12 (doze) participaram da prova.

    Perguntamos:
    • Esse número que equivale a 8%( oito por cento) dos inscritos justifica a realidade do ensino da escola a ponto de classificá-la entre as vinte piores do Brasil e entre as cinco da Bahia? Esperamos a divulgação da resposta, inclusive dos critérios analisados.

    Em segundo lugar, gostaríamos de rebater as informações divulgadas pelo jornal A TARDE que interpretou mal algumas falas do Vice-diretor Ademir Souza Oliveira, quando falou do mobiliário “defasado”.
    Na realidade, o vice –diretor referiu-se a armários, e/outros móveis, não a carteiras e mesas. Não tínhamos biblioteca, mas em 2009, graças aos recursos do PDE e não por "iniciativa dos próprios trabalhadores da educação" como foi divulgado no Jornal, implantamos a Biblioteca na Escola, inclusive a sala de informática.
    Gostaríamos de ressaltar, que a Direção atual, indicada em 2007,foi eleita por voto direto, em 2009, quase por unanimidade pela Comunidade Escolar e, portanto, tem como principal objetivo o comprometimento com a qualidade do Ensino que é oferecida aos seus alunos. Os esforços podem ser percebidos nos projetos que vem sendo desenvolvidos na Unidade de Ensino e que estão previstos no PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola, como: A Gincana Literária, os Jogos Escolares Internos e Externos, O Dia da Família na Escola, a Olimpíada de Xadrez, Projetos de Monitoria dos alunos com dificuldades nas disciplinas críticas - Português e Matemática, os projetos de incentivo à leitura e ao uso da Biblioteca.
    Infelizmente, a forma como foi divulgada deixa a impressão de que se trata de uma Escola descomprometida, abandonada, o que não é verdade, visto que nos últimos tempos a Escola tem passado por transformações significativas, tanto no aspecto físico, com o auxilio financeiro do S.O.S Escola ( ampliação e adequação de alguns espaços, implantação da biblioteca e sala de informática , reforma geral dos banheiros, pátio interno e entrada da Escola), quanto nos aspectos pedagógicos , ( aquisição de recursos didáticos - pedagógicos, formação continuada do corpo docente através de grupos de estudos, graduação em EAD de alguns profissionais desta Unidade de Ensino, entre outros.).
    Diante do exposto, colocamo-nos à disposição da comunidade escolar, inclusive convidando a quem interessar possa, conhecer de perto a nossa realidade, a fim de que sejam constatadas a veracidade dos fatos, esclarecendo ainda que tais divulgações foram por nós consideradas meras especulações políticas.





    Direção, Professores e Funcionários.

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